Desafio da semana

 Desafio
Quanto tempo leva um trem, de um quilometro de comprimento para atravessar um túnel de um km de comprimento, andando a 1 km por minuto?
Resposta: dois minutos, pois o trem levara um minuto para entrar no túnel, e outro para percorre-lo inteiramente
Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?
Resposta: vire as duas ampulhetas simultaneamente. Quando a ampulheta de três minutos se esgotar, restarão dois minutos exatos na ampulheta de cinco minutos.
Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?
Resposta: você precisa levar dois pneus somente:findo os primeiros seis mil quilômetros, você coloca os dois pneus reservas para rodar. Após doze mil quilômetros, você retira os pneus que não foram substituídos e recoloca os outros dois que já rodaram seis mil quilômetros.
Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Qual o peso do tijolo?
Resposta: o tijolo pesa dois kg. Ora, se ele pesa um kg mais meio tijolo, obviamente meio tijolo pesa um kg. O peso total, portanto é de dois kg.
Como no exemplo, você deve usar todos os recursos matemáticos para fazer com que o resultado da seqüência de números seja sempre "6":
1  1  1 = 6
2+2+2 = 6
3  3  3 = 6
4  4  4 = 6
5  5  5 = 6
6  6  6 = 6
7  7  7 = 6
8  8  8 = 6
9  9  9 = 6
Resposta: Como a maioria dos problemas matemáticos, este não tem somente uma única solução. As que eu proponho são: um sobre zero virgula cinco mais um sobre zero virgula cinco mais um sobre o virgula cinco, igual a seis; três vezes três menos três igual a 6; quatro sobre dois mais quatro sobre dois mais quatro sobre dois igual a seis; cinco dividido por cinco mais cinco igual a seis; seis vezes seis dividido por seis igual a seis ou seis mais seis menos seis igual a seis; sete dividido por sete menos sete igual a seis; oito sobre quatro mais oito sobre quatro mais oito sobre quatro igual a seis; nove sobre seis, mais nove sobre seis mais nove sobre três igual a seis.
Mas insisto que estas não são as únicas respostas possíveis...
Pirâmide 
 Descubra o padrão numérico e resolva as duas últimas fileiras da pirâmide.


Quadrado Mágico
Abaixo,há um quadrado mágico. A soma dos três números de cada linha, coluna ou diagonal é a mesma. Dica: Primeiro, obtenha a soma mágica!Vinho
 Um comerciante compra uma caixa de vinho estrangeiro por R$1.000,00 e vende pelo mesmo preço, depois de retirar 4 garrafas e aumentar o preço da dúzia em R$100,00. Então, qual é o número original de garrafas de vinho na caixa?



Lista de Matemática:


Faça aqui o download de uma lista de inequações:






desafio

Na casa de rodrigo ha uma pia de 30cm de comprimento, 15 cm de altura e 7,5 cm de largura.Se a torneira desta pia estiver em sua potencia maxima quantas vezes Rodrigo terá que ligar e desligar a torneira para que a pia se encha de água, se Rodrigo abrir e fechar a torneira de 1 em 1 segundo, sabendo que esta aberta enche 1L e fechada esvazia 0.375L?

RESOLUÇÃO: Calcule o volume da pia:
30cm
x 15cm
-----------
450cm
x 7.5cm
-----------
Volume = 3375cm³

Se Rodrigo abrir e fechar a torneira de 1 em 1 segundo chegamos a conclusão que a cada 2 segundos a pia enche 0.675L, pois,
1000ml
- 375ml
------
675ml = 0.675L

Sabendo que 1dm³ = 1L, Transformamos o volume da pia para dm³ para
, assim, descobrir a capacidade em litros da pia. (Como as medidas estão ao cubo, ³ , dividimos 3375cm³ por 1000.

Km³ Hm³ Dam³ m³ Dm³ Cm³ Mm³

(3,375)(3375)

Obtemos 3,375 dm³ = 3,375L, que é a capacidade da pia.
Agora, dividimos 3,375L por 0.675L = 5

Resposta: Seria necessário ligar e desligar a torneira 5 vezes.

Arquivo do blog